09
mar
11

A MAIS ALTA PRIORIDADE DA NOSSA VIDA

TEMA: A MAIS ALTA PRIORIDADE DA NOSSA VIDA

Mt.6:33

INTRODUÇÃO:

1. O que lemos é a mais alta prioridade da nossa vida. Antes de mencionar  do Reino de Deus, nossa mais alta prioridade. Veja o que Jesus introduz como assunto até que chega no ápice, no ponto principal. Até que fale deste assunto do texto lido, que é seu desejo.

A) Dos Vs. 19-24. Jesus ensina sobre o verdadeiro tesouro. Que deve ser acumulado nos céus. Porque os tesouros desta vida passam e revelam onde está o nosso coração. Em acordo com nossas motivações, o nosso coração pode está no céu ou na tera. Jesus não proibe o possuir bens nesta vida. Ele mostra que não devemos nos deixar ser dominado por eles. Os tesouros desta vida estão para nos servir e não para sermos escravos deles. Não podemos direcionar nossos olhos para a ganância desenfreada, se os nossos olhos forem maus, todo nosso corpo estará em trevas. E nem servir a dois senhores. Serviremos ao Deus verdadeiro ou nos prostaremos à mamom, o deus terrível e escravista das riquezas.

B) Dos Vs.25-32. Jesus ensina sobre as preocupações desta vida. Não devemos ser guiados pelas preocupações desta vida. Ansiedade fala de insegurança em relação ao futuro. De falta de fé em relação a própria vida. De medo diante de determinadas circunstâncias. A vida é mais importante que o alimento e o corpo mais importante que as vestes, disse Jesus. Continuando faz uma pergunta sobre o que podemos acrescentar a esta vida, nem sequer 44 centímetros ou um curto espaço de tempo, responde Ele, V.27. E agora, ele convida passáros e lírios para ensinar aos homens que se dizem tão inteligentes, modernos e cheios de avanções tecnológicos, V.26, 28-30. Nem Salomão com toda sua glória se vestiu como o lírio do campo. Se Deus cuida dos passáros e dos lírios, muito mais de nós, que somos filhos. Deixemos que os gentíos. Aqueles que não conhecem à Deus, se dominem pelas preoucupações desta vida. O nosso pai do céu, conhece todas as nossas necessidades, V.31,32.

2. Agora Jesus fala sobre o que deve ser a nossa maior ambição, o reino de Deus. Diante do que o nosso Senhor falou anteriormente. As preoucupações desta vida são incoerentes com a maior prioridade da nossa vida porque:

(1) Revela dúvida a respeito da Soberania e Bondade do Senhor. Deus é Soberano, governa sobre tudo. É capaz de realizar toda sua vontade. E sua vontade é boa, perfeita e sempre agradável, pois Ele é bom em seu Ser

(2) Nos desvia dos verdadeiros objetivos desta vida. Deus nos chamou para gloficarmos seu nome em tudo. E uma maneira de vivermos para a glória de Deus é buscarmos o seu reino e sua justiça.

3. Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça. Esse termo “buscai” no grego dá a idéia de ir ao encontro com muita força, desejo, de anelar apaixonadamente, de buscar intensamente, de viver para buscar algo. De querer ardentemente, de ser ávido no impulso de buscar o reino de Deus. De tê-lo de fato como prioridade maior em nossa vida. È por esse motivo que logo após dizer “buscai”. Jesus menciona  “em primeiro lugar”. E a “sua justiça” fala do modo como devemos viver neste reino. De maneira justa e santa. Isto aponta para nosso comportamento de cidadãos do reino de Deus.

4. Esta busca é mais que um conselho. È mais que uma opção, é uma ordem de Jesus para todos nós. Ele não diz: Olhem, se vocês quizerem busquem o Reino de Deus. È uma opção para vocês, isto é apenas um conselho. Se vocês o receberem, poderá lhes fazer bem. Não, Ele é muito incisívo na sua afirmação. Devemos buscar o Reino de Deus. Diante do que foi mencionado, podemos extrair algumas lições acerca maior prioridade da nossa vida, o Reino de Deus. O Reino de Deus é a maior prioridade da nossa vida porque…

I –  O Reino de Deus é maior que qualquer bem desta vida.

1. É por este motivo que Jesus falou dos tesouros desta vida. Antes de falar da nossa maior prioridade, o reino de Deus. Os tesouros desta existência podem desaparecer a qualquer momento. A ferrugem corroe, o ladrão rouba, os prejuízos podem vir, as preucupações do ter ou não ter podem nos consumir.

2. O índivíduo se preoucupa quando não tem, ou seja, se preoucuapa em como conseguir. Depois que consegue, fica doido pensando em como manter. Em perdendendo, enlouquece porque não tem mais. Até Sílvio Santos de uma hora para outra pode perder 4 bilhões e meio. E depois ter que vender quase tudo, para pagar as dívidas. Quando  morremos, não levaremos absolutamente nada. Se não, os investimentos que fazemos para eternidade. O que realizamos de bem ou de mau por meio do corpo.

3. É por causa desta insegurança que não tem valor algum diante de Deus.

3.1 Que temos de priorizar o reino e a justiça do Senhor. Porque o reino de Deus não se deteriora com o tempo, não enferruja, o ladrão não rouba e nem entra lá. E não há crise econômica, social ou abalo císmico que possa desustruturar o reino de Deus. O reino de Deus é maior que nossa existência, ganância, inveja, avareza. É maior que nosso olho mau no que é do outro, e muito superior a qualquer devoção a mamom.

3.2 O reino de Deus é imcomparável a qualquer obejeto desta vida, por mais valioso que seja. Quer seja uma mansão, um carro da melhor marca, uma conta bancária recheada de dinheiro, posição social, um bom emprego. O reino de Deus é superior. Não estou dizendo que devemos desprezar esses, mas priorizar o reino em detrimento a tudo isto.

II – O Reino de Deus é maior que a própria vida.

1. Deus sabe do que necessitamos. E nós precisamos de mutas coisas. Mas Jesus falou do que é básico para nossa existência. Do que é substancial para vivermos. De comer, beber e vestir. Tudo isso, precisamos para a manutenção da vida. E se não tivermos cuidado, seremos consumidos em nossas preoucupaões com isso. Teremos um andar inquieto todos os dias, com tudo que concerne aos cuidados da nossa existência.

2. O reino de Deus é maior do que depende nossa própria existência. É maior que comer, beber e vestir. Sem estas coisas não poderemos viver. Mas Jesus nos ensina que devemos colocá-las  em seu devido lugar. Elas são importantes para vida, mas o Reino de Deus e sua Justiça é superior a própria vida.

III – O Reino de Deus é maior porque define-se em conhecer a Cristo e buscá-lo todos os dias da nossa existência.

1. Alguns pensamentos sobre o que é  buscar o Reino de Deus. (A) É fazer parte de algum grupo religioso. Ser membro de uma igreja, pertencer a uma denominação. (B) Vir regularmente aos cultos (C) Participar do coral da igreja (D) Evangelizar (E) Dirigir um departamento (F) Pregar no púlpito da igreja (G) Cuidar da obra social. Tudo isto faz parte do Reino, mas não é o Reino de Deus.

2.  Buscar o reino de Deus é: (A) Reconhecer que o messias já foi revelado ao mundo. (B) Conhecer à Cristo (C) È  ser liberto do império das trevas e pertencer ao Reino de Deus (D) Ter a  Cristo como maior alvo em nossa vida (E) Buscar uma íntimidade maior com Deus (F) Pensar no nosso relacionamento com Deus (G) Refletir acerca do nosso futuro Eterno (H) Desejar ser semelhante a Cristo em santidade e retidão (I) Manifestar na vida, o fruto do Espírito Santo. Pois, o Reino de Deus não consiste em comer ,beber e vestir. Mas, em amor, paz e algria no Espírito santo. (J) Almejar as coisas do alto, lá dos céus.

IV – O Reino de Deus é maior porque o Senhor deste reino não só estabele prioridades mas cumpre suas gloriosas promessas.

1. A prioridade é buscar o reino de Deus e sua Justiça. Mas existe aí uma promessa singular: “e estas coisas nos serão acrescentadas”. Quais são estas coisas que Jesus está falando: Comer ,beber e vestir. Infelismente por falta de fé, invertermos esta ordem estabelecida por Cristo. Buscamos estas coisas (comer, beber e vestir) em primeiro lugar e colocamos o Reino de Deus por último.

2. Jesus corrige em nós esta prioridade falando da urgência de buscá-lo e da recompensa de priorizá-lo. Precisamos confiar nas palavras de Cristo aqui mencionadas. Ele nos dá esta ordem de buscarmos o Reino de Deus. E faz esta promessa de suprir o que precisamos para nossa subsistência. Esta promessa é a manifestação de seu cuidado amoroso por nós. Que o Espírito de Deus nos impacte por esta palavra de Jesus. E que de hoje em diante, possamos com a a ajuda do Senhor, cumprir esta parte importante do evangelho.

 


0 Responses to “A MAIS ALTA PRIORIDADE DA NOSSA VIDA”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: