04
mar
11

A VALORIZAÇÃO DA FAMÍLIA . SALMOS 127

TEMA: A VALORIZAÇÃO DA FAMÍLIA  SALMOS 127

INTRODUÇÃO:

1. Vivemos uma é poca de desvalorização da família. Alguns fatores em nossa sociedade contribuem para isso:

(A) O divórcio é uma fator que contribui para isso. Taxa de divórcios cresce 200% em 23 anos, diz IBGE A taxa de divórcios no Brasil subiu 200% entre 1984 e 2007, segundo dados da pesquisa “Estatísticas do Registro Civil 2007”, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE). Em números absolutos, os divórcios concedidos passaram de 30.847, em 1984, para 179.342, em 2007.

(B) A infidelidade conjugal. Vivemos o tempo em que se diz: “Trair e coçar é só começar” Ouvi uma conversa entre dois homens na fila do banco. Em que um deles é dono de motel. No diálogo dizia ao outro que um homem traía sua esposa, quando flagrou um de seus carros no estacionamento do motel. E quando foi averiguar era sua esposa que lá encontrava-se também o traindo. O dono do motel comentava da confusão dentro do seu estabelecimento.

(C) Aborto. Uma em cada cinco mulheres aos 40 anos já fez aborto no Brasil Uma  pesquisa, conduzida pela Universidade de Brasília, mostra que passa de cinco milhões o número de mulheres brasileiras que já abortaram. “A pesquisa nacional de aborto, cobriu todo Brasil urbano, que são as capitais, e as grandes cidades, ou seja, ficou de fora o Brasil rural, porque não podíamos incluir mulheres analfabetas”, disse a antropóloga e professora da Universidade de Brasília, Debora Diniz.  “As pesquisadoras entraram na casa das mulheres, com uma urna secreta, as mulheres de 18 a 39 anos, elas recebiam uma cédula que constava de cinco perguntas, e uma delas é, ‘você já fez aborto?’,.  “O que nós sabemos é que uma mulher em cada cinco, aos 40 anos, fez aborto. Significam 5 milhões e 300 mil mulheres em algum momento da vida já fizeram aborto. Chinesas fazem 13 milhões de abortos por ano. Pesquisa diz que 62% das mulheres que abortam têm entre 20 e 29 anos. Governo teme que índice de abortos seja ainda maior.

(D) Jovens drogados que destroem a sí e suas famílias. Viciados em crack no Brasil ultrapassam 1 milhão. O número de viciados em crack no Brasil ultrapassa 1 milhão e 200 mil, de acordo com pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)

(E) Namoro entre jovens. Que é mais prostituição do que namoro. Jovens que no período de namoro se relacionam sexualmente. E em alguns casos com a aprovação dos pais. Por isso temos um crescente número de mães e pais que ainda estão no período da adolescência.

(F) Inversão de valores. Casamentos homosexuais, normalidade da perca de virgindade, a prática do termo “ficar” entre jovens, pornografia exposta na tv e internet.

2. Lendo o texto, pensei em algumas interpretações erradas desse salmo, que contribue para desvalorização da família em nossa época.

(A) As pessoas confundem grandes contruções com lar, casa e família, V.1. Acham que edificar a casa é contruir uma grande casa confortável. Nada contra as megas construções. A questão é que isso não significa ter um lar feliz e cheio de harmonia.

(B) O único objetivo do trabalho é adquirir riquezas e deleitar-se egoísticamente, V.1.b. À exemplo da parábola narrada por Jesus, Lc.12:16-21.

(C) Há daqueles que pensam ser o bastante confiar em Deus e dormir, que tudo cai do céu, V.3. Completamente dominados pela indolência. Seguem o caminho do preguiçoso sugundo provérbios.

(D) Filhos são grandes problemas e só servem de impedimentos aos projetos dos pais, V.3-5. Nesta ótica ter filhos é sinal de maldição.

3. Diante de tudo mencionado, o que fazer para valorização da família numa época tão conturbada.

I – Edificar o lar em Cristo, V.1. Na entrega total à Cristo. No compromisso com Cristo em viver o evangelho. Numa vida piedosa de oração, santidade. Zelo pela famíla no cuidado, perdão e verdadeiro amor.

II – Ter o trabalho como meio de proporcionar o maior bem da família, do próximo e do reino de Deus, V.2.pa. Invista nos seus filhos, conceda-lhes o melhor para eles. Mas não esqueça, melhor do que oferececer bens, é dar-lhes amor. Ajude as pessoas em suas necessidades e promova o reino de Deus em fidelidade ao Senhor com suas posses.

III – Confiar em Deus em todas as relaizações da vida, V.2.pb. Isto não é um convite a preguiça, mas a confiança plena em Deus.

IV- Olhar para os filhos como sinal da bênção de Deus, V.3-5. (1). Herança do Senhor, V.3. (2) Felicidade do homem e da mulher na satisfação dos pais nos filhos, V.3 (3). Meio Divino de cuidado e proteção dos pais na velhice, V.4,5.

CONCLUSÃO:

1. Uma palavra final aos filhos.

(A) Filhos, facilitem a missão dos vossos pais. A missão de ser pai é honrosa e árdua ao mesmo tempo. Mas os filhos podem e devem contribuir para facilitação desta importante missão. Afinal de contas,um dia, os filhos assumirão a posição de pais.

(B) Sejam filhos que:

Honrem os pais. Considerando-os como autoridades constituídas por Deus.

Respeitem os pais. Como ao próprio Senhor que os Salvou.

Cuidem dos pais. Do mesmo modo como vocês cuidam de sí mesmos.

– Demosntrem gratidão aos pais. Não custa nada chegar e agradecer-lhes por tudo que fizeram por nós.

– Obedeçam aos pais. Em tudo, pois, eles querem o melhor para vocês.

– Sejam carinhosos com os pais. Abraçando, beijando, demonstrando afetividade para com eles.

– Proporcionem alegria aos pais em todos os atos da vida. Tudo que vocês fizerem, façam para a glória de Deus e alegria dos pais.

– Amem os pais verdairamente. O amor é o remédio que cura todas as feridas.


1 Response to “A VALORIZAÇÃO DA FAMÍLIA . SALMOS 127”


  1. 1 renata maria
    22/01/2013 às 6:13 pm

    GOSTEI MTO DA ANÁLISE FEITA SOBRE O TEMA, PORÉM NÃO LOCALIZEI A BASE BÍBLICA. FICOU DEVENDO SOMENTE NESTE ITEM.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: