17
fev
11

Perspectiva Bíblica do Milagre

IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL VALE DA BÊNÇÃO

ESTUDO PARA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

PROFESSOR. Pr. Marcos Santos

TEMA DA LIÇÃO. Perspectiva bíblica do milagre

TEXTO BÁSICO. Mc. 7:31-37

OBJETIVO DA LIÇÃO. Levar os alunos a compreensão da doutrina bíblica sobre milagres e o objetivo Divino em realizá-los.

TEXTO BÍBLICO PARA RECITAR

… Maravilhavam-se sobremaneira, dizendo: Tudo ele tem feito esplendidamente bem: não somente faz ouvir os surdos, como falar os mudos…”

INTRODUÇÃO:

Podemos trazer as seguintes definições do significado de milagres:

1.Uma obra realizada por Deus que não se explica por meios naturais.

2. Obras admiráveis ou incomuns de Deus que são claramente sobrenaturais.

3. Obras sobrenaturais da providência de Deus que não podem ser explicadas segundo os padrões normais da natureza.

4. São acontecimentos que ocorrem dentro do mundo natural, mas que ultrapassam a ordem normal dos fatos, podendo ser explicado somente através de algum poder sobre-humano ou divino.

5. Uma maneira menos comum da atividade de Deus, pelo qual Ele desperta a admiração e o espanto das pessoas, dando testemunho de si mesmo.

I – Palavras e indicações relativas aos milagres que são usadas na bíblia para descrever acontecimentos miraculosos ou admiráveis.

A. Sinal, que aponta ou indica a atividade do poder de Deus.

B. Prodígio, um acontecimento que deixa as pessoas assombradas ou perplexas.

C. Milagre ou Poder miraculoso, ação que manifesta grande poder, especialmente aos milagres operados pelo poder de Deus. Muitas vezes usa-se os termos (sinais e prodígios) ou (sinais e maravilhas) como expressão padrão referente a milagres, Ex.3:7; Dt.6:22; Sl. 135:9; At.4:30; 5:12; Rm.15:19. E as vezes aparecem todos ao mesmo tempo, At.2:22; II Co. 12:12; Hb.2:4.

II – Os milagres como acontecimentos característicos da aliança firmada em Cristo.

1. No Novo Testamento os milagres testemunhavam que Jesus era vindo de Deus, Jo.3:2.

2.Manifestava a sua glória, Jo.2:11.

3. Era sinal da aprovação do seu ministério diante do Pai, At.2:22.

4. Diferente do que acontece no Antigo Testamento onde os milagres ocorriam ligados diretamente a um líder por vez, como Moisés, Elias ou Eliseu.

5. No Novo Testamento, acontece uma explosão de milagres no ministério de Jesus, Lc.4:36-37, 40-41. Contrariando o antigo padrão, a autoridade de realizar milagres não ficou restrita ao próprio Jesus e aos doze apóstolos. Mas outros discípulos receberam essa graça, Lc.10:1, 9, 9-17; cf.Mt.10:8; Lc.9:49-50.

6. Os milagres ocorriam até mesmo em igrejas onde não havia a presença apostólica, Gl.1:1 e 3:5; ICo.12:10, 28. Isso mostra claramente que os milagres acontecem como característica de toda igreja do Novo Testamento como sinal da ação soberana do Espírito Santo.

III – Oual o propósito dos milagres.

1. Autenticar a mensagem do evangelho, 8:6-8, 13; 9:35; 40-42.

2. Testemunhar da chegada do reino de Deus, Mt.12:28; Lc.4:18.

3. Ajudar os necessitados, Mt. 14:14; 20:30, 34; Lc.7:13.

4. Remover obstáculos aos ministérios das pessoas, Mt.8:15; Fl.2:25-30. Certamente Dorcas ao ser ressuscitada daria continuidade ao seu ministério de misericórdia, At.9:36-43.

IV – Os falsos milagres.

1. Os encantadores do faraó foram capazes de operar alguns falsos milagres, Ex.7:11, 22; 8:7. Porém, admitiram que o poder de Deus era maior. Vejamos algumas diferenças entre um milagre de Deus e um falso sinal satânico:

MILAGRES
DIVINOS
FALSO SINAL SATÂNICO
Sobrenatural Fora do normal
Ligado
a verdade
Ligado ao erro
Associado
com o bem
Associado com mal
Nunca
relacionado
com
o ocultismo
Normalmente associado
com ocultismo
Sempre
bem sucedido
Às vezes falha

Os encantadores puderam transformar  varas em serpentes, mesmo assim foram devoradas pela de Arão, indicando a superioridade deste. Transformaram água em sangue, porém, não conseguiram reverter o processo.

Fizeram aparecer rãs, mas não puderam livrar-se delas. Os seus atos foram fora do normal, mas não sobrenaturais. Os encantadores copiaram alguns dos milagres de Moisés e Arão, mesmo assim o seu propósito estava ligado ao engano. Mesmo copiando os três primeiros milagres, chegou um momento em que seus encantamentos não foram capazes de imitar o poder de Deus, 8:16-19.

2. Simão o mágico de Samaria assombrava as pessoas com suas mágicas, At.8:9-11. Ainda que os milagres de Filipe fossem maiores. 3. Na cidade de Filipos, Paulo encontrou uma jovem com espírito de adivinhação, At.16:16, mas foi liberta no nome de Jesus, 16:18.

3. Em II Tes.2:9-10 Paulo afirma que no final dos tempos o iníquo aparecerá com falsos milagres e pregará um falso evangelho.

4. Em Ap.13:5, 6, 11-14 satanás seduzirá a muitos com falsos milagres e mais uma vez acompanhado de uma pregação falsa.

Isso nos leva a afirmar duas verdades:

(A) O poder de Deus é maior do que o de satanás para operar milagres, I Jo.4:4.

(B) A identidade desses operadores de falsos milagres é sempre conhecida pela negação do evangelho. Isso nos dar a certeza de que, se virmos milagres realizados por quem faz uma verdadeira profissão de fé, I Co.12:3. Crê na encarnação e na divindade de Cristo, I Jo.4:2. Que revela o fruto do Espírito na vida, Mt.7:20; Jo.15:5; Gl.5:22-23, não devemos desconfiar que sejam falsos milagres, mas louvar a Deus por sua grandiosa atuação. Pois, se o falso existe, muito mais e maior é o verdadeiro.

CONCLUSÃO.

Seguindo o padrão do Novo Testamento devemos pedir milagres ao senhor, At.4:29-30, Tg.5:14. Mas, devemos buscá-los com a motivação correta. Confirmar a veracidade do evangelho, levar auxilio aos necessitados, remover obstáculos ao ministério das pessoas e para dar glória a Deus. O nosso Deus é o mesmo de geração em geração, Ele jamais mudou. Continua realizando grandes feitos.


0 Responses to “Perspectiva Bíblica do Milagre”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: