03
fev
11

RECONHECERAM QUE ELES HAVIAM ESTADO COM JESUS

Reconheceram que eles haviam estado com Jesus
Texto: Atos 4:1-22
Introdução:
1. No cap.2 temos a descida do Espírito Santo sobre a igreja. Como consequência do pentecostes, temos quase très mil conversões de uma só vez. Estes reunidos, revelam um resumo de como a igreja adorava a Deus e o que nela acontecia, resultante da ação do Espírito na vida daquela igreja.
2. Os milagres que aconteciam na igreja. Já eram relatados no capítulo 2:43. Apartir do capítulo 3, temos em maiores detalhes, como aconteciam estes milagres. È aqui que encontramos Pedro e João, subindo âs três horas da tarde ao templo, com o objetivo de orar. Quando um paralítico de nascença, lhes pedem uma esmola. De modo surpreendente, Pedro não lhe concede o pedido. Mas, ordena que o paralítico se levante em o nome de Jesus. Completamente curado, aquele paralítico surpreende a todos no templo. Neste instante, Pedro lhes anuncia mais uma vez o evangelho, vindo a igreja crecer a quase o número de cinco mil pessoas, At.4:4.
3. Como resultado desta pregação, temos registrado pela primeira vez neste livro a prisão dos apóstolos. Foram presos pelo sinédrio, um grupo de 70 pessoas, formado pela elíte política e reliogiosa daqueles dias. Em meio ao interrogatório, do que havia acontecido aquele homem, de mais de quarenta anos que fora curado, At.4:23. Os algozes da igreja, ficam maravilhados, por verem a intrepidez daqueles simples pescadores. Que não frequentaram as melhores escolas da época, mas falam ousadamente. Eles mesmos concluem, afirmando que aqueles homens iletrados e indoutos, estiveram com Cristo. Estar com Cristo, faz toda a diferença navida de qualquer pessoa. E é sobre as caracteristicas dos que estiveram com Cristo, que vou falar com vocês nesta ocasião.
I – Jamais esquece do cerne do evangelho, a cruz e a ressurreição de Cristo, 7-11.
1. Foram presos por anunciarem esta mensagem, V.1-3. E agora diante das autoridades judaicas, Pedro cheio do Espírito Santo, novamente menciona a mensagem que tomava conta do seu coração, a mensagem da cruz, e o poder da ressureição em Jesus. Por todo o livro de Atos, temos por várias vezes, os apóstolos inundados em seus corações, pelo fundamento do evangelho, a cruz e a ressureição.
2. Pedro explica. O Cristo crucificado, morto, mas agora vivo, operou este milagre. Trazendo saúde perfeita, aquele outrora paralítico. Sim, aquele que vós o matastes, Deus o ressuscitou. Este á a pedra angular que vós o rejeitastes. Mas Deus o pai não o rejeitou, pelo contrário, aceitou o seu sacrifício na cruz. E como prova disto, o trouxe a vida. Ele está vivo, e foi Ele com o seu poder, que curou este homem diante de vós.
II – Fica plenamente convicto de sua salvação, V.12.
1. Antes Pedro falou sobre cura fisíca, agora fala de cura da alma. Pedro está explicando, que o poder de Cristo vai além da cura fisíca daquele homem. O Senhor Jesus, tem o poder de salvar o homem completamente. Lhe concedendo pela graça, por meio da fé, o dom gratuíto da Salvação.
2. Pedro menciona aqui dois fatos sobre Cristo. 1. Cristo é o Salvador. O homem pode procurar, em todos os lugares e meios ser salvo, mas fora de Cristo jamais encontrará vida eterna, Ele veio com a missão de salvar o perdido. 2. Cristo é o único Salvador. Ele é plenamente exclusivista, só existe um caminho, uma verdade e uma vida. Cristo, o nosso grande, suficiente e único Salvador. Pedro, ainda no ministério de Cristo, dissera: Para quem iremos nós, só tu tens as palavras de vida eterna.
III – É reconhecido por outros que esteve com Cristo, V.13, 14.
1. Foram reconhecidos pelos inimigos de Cristo. Esta bela declaração, saiu da boca dos inimigos de Cristo e da sua igreja. Eles ficaram maravilhados, diante da ousadia, graça, sabedoria e poder do Espírito Santo. Homens simples, iletrados, incultos. Pescadores da galiléia, mas confundindo autoridaes cultas, pessoas sábias e poderosas. Mas que não experimentaram a graça transformadora de Cristo Jesus. O próprio Jesus havia dito: Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim te aprouve.

2. Que diferença. Um Pedro covarde, medroso, guiado por sentimentos. Num momento ousado, noutro cheio de medo. Aquele que foge para salvar a própria pele. Praguejante galileu, negando sua própria realidade. Agora convicto du sua fé, deixando homens maravilhados, com a graça abundante de Cristo em sua vida. E nada poderiam dizer em contrário, alí estava diante deles o fato. O homem completamente curado.
IV – Jamais se calará mediante o que recebeu do Senhor, V. 19, 20.
1. Uma bela e confiante declaração. Os apóstolos reconheciam e respeitavam aquelas autoridades. Mas, jamais será justo obedecer aos homens e desobedecer a Deus. Eles tinham uma missão, levar o evangelho a todos os homens. E que os enviou, tem autoridade suprema, Ele é soberano sobre todos os governantes, Ele é o Rei dos reis, e Senhor dos senhores.
2. Não poderiam deixar de falar. Do que tinham visto e ouvido. Eles viram a mudança que Cristo realizou em suas próprias vidas. Eles nasceram para Deus, em Cristo Jesus. Eles viram a glória de Deus, no seu filho amado. Eles viram e ouviram do próprio Deus. Eles comtemplaram Deus entre os homens, trazendo perdão, graça, amor incondicional na cruz e ressureiçao. Eles estiveram com o mestre, antes e depois da cruz. Eles não podiam se calar diante do evangelho que receberam.
Conclusão:
1. Eles estiveram com Cristo. Dia a dia viviam gratos pela cruz, plenamente convictos da salvação por meio de Cristo, exalavam o bom perfume de Cristo em todos os lugares, não cessavam de falar do que tinham visto e ouvido, mesmo em meio a um contexto adverso.
2. Eles estiveram com Cristo. Isto faz toda a diferença na vida de qualquer pessoa. Jamais será o mesmo, aquele que conheceu a Cristo. A boa notícia é a do Cristo que está vivo, e deseja mudar a vida de todo o que nele crê.
Pastor Marcos Santos – IEC Pão de Açúcar, Taquaritinga do NortE
Email . prmarcos35@hotmail.com prmarcos35@yahoo.com.br


0 Responses to “RECONHECERAM QUE ELES HAVIAM ESTADO COM JESUS”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: